Alerta
SMS encontra novo foco do mosquito da dengue no Fragata
Somente este ano, foram encontrados um total de 34 focos do Aedes e dois mosquitos adultos no município
Na tarde desta quarta-feira (24) foi descoberto um novo foco do mosquito transmissor da dengue no Fragata, em Pelotas. Localizado por uma equipe da Secretaria de Saúde (SMS) em residência na rua Ulisses Batinga, esse é o 32º resgistrado no bairro. A informação é da Assessoria de Comunicação (Ascom) da prefeitura.
Após a identificação do foco, a SMS enviou ao local uma equipe para fazer a Pesquisa Vetorial Especial (PVE) na região. A ação consiste na visitação do maior número possível de moradias em um raio de 300 metros do foco para verificação de pontos de água parada que podem vir a se tornarem criatórios do Aedes aegypti. Sendo aplicadas pulverização de Ultra Baixo Volume (UVB) e fumaça para eliminar mosquitos.
Somente este ano, foram encontrados um total de 34 focos do Aedes e dois mosquitos adultos no município - sendo 21 em residências, quatro em pontos estratégicos e sete em armadilhas do bairro Fragata. Os dois restantes foram descobertos no centro e na região do Porto/Balsa.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Franklin de Souza Neto, a população deve ficar alerta aos riscos que o mosquito traz. “O mais preocupante é que 21 destes 32 focos foram encontrados em residências, o que significa que a população não está tomando os cuidados preventivos básicos. Isso é muito perigoso”, afirma.
Além da dengue, o Aedes é transmissor da zika vírus, chikungunya, febre amarela urbana - recentemente identificada no Rio de Janeiro - e também da febre de mayaro, que apareceu primeiro em ilhas do Caribe e agora em alguns pontos da floresta amazônica.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário